Z.Mídia – Agência Web em Campinas | Web Design em Campinas, Criação, manutenção e desenvolvimento de Websites, Blogs, Hotsites e Portais em Campinas/SP

Blog

Windows 8.1: tudo o que você precisa saber

A Microsoft lançou hoje a próxima versão do Windows, o 8.1, em sua conferência anual de desenvolvedores Build. E isso é importante: o Windows 8 foi um passo ambicioso e louco; o que vem a seguir é crucial. Eis o que a Microsoft fez após passar meses e meses ouvindo o feedback (e gritos) dos usuários.
Quase tudo o que vem no 8.1 parece ser uma verdadeira melhora. A questão, então, é exatamente o quanto eles melhoram a experiência do usuário. Para acelerar o ciclo e trazer mais novidades, a Microsoft estará focada em lançamentos menores e mais rápidos.

Iniciar

Bem, agora você pode fazer boot direto para a área de trabalho. Você também pode fazer boot para qualquer outro lugar: abrir apps Metro, ou a tela Todas as Apps, ou a tela Iniciar (como era antes).
O botão Iniciar também voltou à barra de tarefas. No entanto, como já era esperado, ele abre a tela Iniciar – o antigo menu Iniciar do Windows XP/7 não está disponível.
Também temos alguns novos tamanhos de blocos dinâmicos: pequenos (como no Windows Phone), que permitem a você colocar mais itens na tela Iniciar; e o bloco gigante, que pode exibir mais informações, como e-mails ou compromissos do calendário.
Você pode selecionar um grupo de blocos de uma só vez, e arrastá-los para o seu próprio grupo, que você pode nomear como uma pasta.

Na tela Iniciar, deslizar da borda inferior da tela exibe a lista Todos os Apps, que agora podem ser classificados de várias maneiras – por data de instalação, por tipo, por nome etc. Assim fica mais fácil acessá-los que no Windows 8.
A tela inicial pode ser personalizada com mais cores, e também ganhou alguns “motion accents” que se movem à medida que você desliza a tela. Você também pode usar o papel de parede como plano de fundo da tela Iniciar, tornando a transição entre desktop e Metro mais natural.
Como um todo, as alterações na tela Inicial representam bastante a atualização como um todo: um punhado de melhorias funcionais – algumas delas bastante desejadas – e também alguns floreios na interface.

Apps e Windows Store

Os apps nativos receberam atualizações no Windows 8.1. O Internet Explorer 11 Metro agora pode abrir mais de uma janela, e pode ter abas infinitas; além disso, ele tem suporte a WebGL.
O app Mail será atualizado na próxima versão com alguns novos recursos, como “Sweep”, que se livra de vários e-mails ao mesmo tempo. Por exemplo, você pode se livrar de todos os e-mails de uma newsletter de uma vez, manter apenas os e-mails dos últimos 10 dias. (É algo semelhante ao Outlook.com/Hotmail, mas que funciona em qualquer conta de e-mail no app.)
O app Música ganhou nova interface, mais próxima à do Xbox One, e tem um novo recurso que gera listas de reprodução automaticamente: basta selecionar um artista e pronto. O Xbox Music também traz uma rádio gratuita (com anúncios): você seleciona um artista, assim como no Nokia Music ou Pandora, e faz-se uma playlist automática. Ainda não testamos, mas isto provavelmente não está disponível no Brasil, já que não temos acesso ao streaming gratuito do serviço.

Quanto à Windows Store, ela recebeu uma nova interface, com a descrição de cada app (em vez de exibir apenas o ícone de cada um). E agora, todos os apps Metro terão atualizações automáticas através da Windows Store. Ela está chegando à marca dos 100.000 apps.
Também teremos novos apps de terceiros, como os aguardados Flipboard e Facebook. Ainda não há data de lançamento para eles.
Para desenvolvedores, há uma nova ferramenta que facilita a integração de notificações push nos apps. Assim, as notificações devem ficar melhores nos apps que você usa.
Também há novas ferramentas de análise de desempenho no Visual Studio 2014 para testar a integridade da rede, os efeitos na duração da bateria e outras variáveis.
Por fim, a Microsoft promete que o desempenho dos apps – inclusive os de terceiros – será mais rápido em geral.

Para empresas

A Microsoft também anunciou novos recursos corporativos, como criptografia melhor e mais fácil. Obviamente, o Windows 8 não foi um enorme sucesso para o setor, então isso é extremamente necessário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *