O Facebook anunciou nesta quarta-feira (12) que irá lançar na rede social a “hashtag”, recurso símbolo do Twitter. A nova função ainda não está disponível em português, apenas em inglês, espanhol, turco e japonês. As “hashtags” transformam temas em links em mensagens escritas na timeline dos usuários com o jogo da velha (#). O recurso facilita a busca por conversas sobre determinados assuntos na rede social.
“A partir de hoje, as hashtags serão clicáveis no Facebook. Semelhante a outros serviços como Instagram, Twitter, Tumblr e Pinterest, as hashtags no Facebook permitem que você adicione contexto a um post ou indique que ele é parte de uma discussão maior. Quando você clica em uma hashtag no Facebook, você verá um feed do que outras pessoas estão falando sobre esse evento ou tópico”, disse a companhia.
De acordo com o anúncio do Facebook, agora os usuários podem procurar por uma hashtag específica na barra de pesquisa – “#NBAFinals”, clicar em hashtags que se originam de outros serviços, como o Instagram, ou criar mensagens diretamente no feed da hashtag ou dos resultados de busca.
No Twitter, o símbolo da “hashtag” ou jogo da velha (#) é usado para que os usuários possam encontrar temas facilmente. No anúncio do Papa Francisco, muitos usuários que comentavam o assunto usaram a hashtag “#HabemusPapam”, o latim, “temos um papa”, para se referir ao novo pontífice.
Em março, uma reportagem no o jornal “Wall Street Journal” afirmava que a incorporação da hashtag no Facebook poderia manter as pessoas mais tempo na rede social e, desse modo, visualizar mais anúncios, principal fonte de renda da companhia. Com as hashtags, o Facebook pode ainda criar tópicos mais comentados, como o Twitter já faz há alguns anos.