Z.Mídia – Agência Web em Campinas | Web Design em Campinas, Criação, manutenção e desenvolvimento de Websites, Blogs, Hotsites e Portais em Campinas/SP

Blog

4 dicas para aproveitar seu pendrive ao máximo

Melhorar a segurança, conhecer o espaço realmente disponível para armazenamento e manter aplicativos indispensáveis pode ajudar você a usar melhor o dispositivo.

Pendrives se tornaram, mais do que um item de luxo, uma necessidade. São dispositivos que podem ser carregados no bolso e contam com espaços razoáveis para armazenar de tudo, de fotos a vídeos, de músicas a documentos, além de aplicativos que podem ser rodados diretamente do equipamento, sem nenhum tipo de instalação.

O Baixaki e o Tecmundo reuniram algumas dicas para que você possa aproveitar melhor o dispositivo de armazenamento USB que carrega. São quatro ações simples que podem ser tomadas para aproveitar ao máximo tudo o que ele oferece. Além disso, há também uma breve lista de aplicativos que podem ajudar você no uso do pendrive.

1. Teste a capacidade e busque erros

Você compra um pendrive de 4 GB, mas nem sempre ele vem com essa capacidade toda. Isso pode acontecer quando você adquire dispositivos de procedência duvidosa. Além disso, um dispositivo nunca tem exatamente a quantidade que diz ter, que sempre fica em torno do valor indicado. De qualquer forma, você pode descobrir exatamente o quanto do espaço está realmente disponível.

Para isso, use o H2testw. Esse programa é instalado no computador e executa testes para verificar se algum bloco de dados do seu pendrive está danificado. Ele realiza testes escrevendo e verificando o dispositivo, identificando quanto espaço realmente há no aparelho e também se há alguma falha no processo de transferência de dados entre ele e o PC.

2. Carregue vários aplicativos

O Baixaki possui uma lista vasta de aplicativos portáteis, aqueles que dispensam instalação e podem ser executados a partir do pendrive. Contudo, nem sempre a melhor saída é caçar programa por programa individualmente. Para isso é que inventaram suítes de programas portáteis. Nós separamos duas opções para você:

  • Lupo PenSuite – Traz 180 programas como navegadores, aplicativo para baixar torrents, visualizador de imagem, editor de áudio, editor de imagens, para fazer diagnóstico de hardware, ler PDF, recuperar arquivos e muito mais;

  • PortableApps Suite – Mais famosa do que a anterior, esta suíte talvez seja mais intuitiva de se usar. Aqui, você encontra versões portáteis de pacote de aplicativos para escritório, gerenciadores de senha, jogos, navegadores e mais algumas dezenas de opções.

Gerenciamento de aplicativos

  • CodySafe – Se você vai carregar muitos aplicativos dentro do pendrive, é bom também carregar um gerenciador para todos eles. Este facilita a organização dos diversos tipos de arquivos presentes no dispositivo, além de contar com recursos para verificação de danos.

3. Não economize na segurança

A primeira e mais essencial das dicas de segurança é bem simples: cuidado com onde você espeta seu pendrive. Sair colocando o dispositivo em qualquer computador que você encontra por aí não é uma prática muito saudável e pode trazer más consequências tanto para o equipamento quanto para o seu próprio PC.

Você deve ter um programa antivírus instalado no computador, mas, às vezes, ter algo específico para o pendrive também pode ajudar. Vacinar o dispositivo para que ele não seja infectado, fazer cópias de segurança e verificar a existência de arquivos ocultos são alguns dos procedimentos que podem ajudar.

Proteção contra vírus e arquivos ocultos

  • USB Doctor – Uma vacina para prevenir problemas causados pela execução do arquivo Autorun.inf, um dos métodos mais utilizados para espalhar vírus entre máquinas e pendrives. Vale lembrar que este não é um antivírus e ele tampouco remove um arquivo infectado. Sua ação se restringe a prevenção contra esse tipo de infecção;

  • Anti-Bug USB Master – Esta opção revela a existência de arquivos ocultos dentro do pendrive, comportamento bastante comum para arquivos maliciosos. Além disso, com apenas alguns cliques você pode fazer cópias de segurança de todo o conteúdo do dispositivo.

Senha e criptografia

  • USB Flash Security – Este aplicativo permite que você proteja o acesso ao seu pendrive com uma senha. A ideia é bastante interessante para manter pessoas não autorizadas longe do conteúdo que você guarda ali;

  • TrueCrypt – Uma solução um pouco mais complexa do que simplesmente proteger o acesso com senha, este programa protege seus arquivos por meio de criptografia. Ele não é especializado em pendrives, pois precisa ser instalado no computador e pode ser usado em outros tipos de discos, mas é capaz de proteger os dados de forma bastante segura.

4. Formatação completa

Essa é para quem enfrenta problemas com o pendrive a ponto de precisar formatá-lo para que volte a funcionar corretamente. Nessas horas, nem sempre a formatação do Windows dá conta, portanto, selecionamos uma opção simples e prática para formatação de discos. O Hard Drive Eraser não é especializado em portáteis, mas sim em formatar unidades, ou seja, serve perfeitamente para isso.

. . .

Essas foram algumas dicas básicas para você manter seu pendrive funcionando bem e extraindo ao máximo tudo o que ele pode oferecer. Se você tiver mais dicas que ficaram de fora, não deixe de compartilhar com todos nos comentários.

Fonte: TecMundo e Baixaki

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WHATSAPP